Pronto Socorro adere ao protocolo de Manchester

Entenda as cores do protocolo de Manchester, o novo procedimento de atendimento do pronto socorro municipal. (foto: Reprodução / TV Sul)
Entenda as cores do protocolo de Manchester, o novo procedimento de atendimento do pronto socorro municipal.
(foto: Reprodução / TV Sul)
Desde o dia primeiro de junho está em funcionamento o protocolo de Manchester, no pronto socorro da santa casa de Guaxupé. O novo procedimento dá prioridade de atendimento para o caso clínico.

Azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Não se assuste se você receber uma dessas cores quando for ao pronto socorro municipal. Desde o dia primeiro de junho o protocolo de Manchester tem sido utilizado em período integral para classificar a gravidade de casos de cada paciente que vai ao pronto atendimento. Segundo a chefe de enfermagem da Santa Casa de misericórdia de Guaxupé, desde o ano passado o pronto socorro passa por reformulação para ter o procedimento.

As cores ajudam enfermeiros, técnicos e médicos a identificar o tempo de espera. Quem é classificado na cor vermelha precisa e atendimento urgente e não pode esperar. O laranja indica pacientes que precisam de atendimento o mais breve possível. O tempo de espera nestes casos é de até 10 minutos. O amarelo é para casos que precisam de avaliação, mas o paciente tem condições de esperar. O tempo de espera é de até uma hora neste ano. A cor verde é para caso pouco urgente. O caso é menos grave, mas precisa de atendimento, que pode ser feito em ambulatório. O tempo de espera é de até duas horas. Quem for identificado como azul é considerado paciente não urgente. O paciente pode procurar atendimento em postos de saúde e no pronto socorro a espera pode ser de até quatro horas pelo atendimento.

Essa avaliação é feita na recepção e na sala de triagem. Este equipamento já manda as informações do paciente diretamente para secretaria de estado de Saúde de Minas Gerais. O computador já vem com termômetro auricular e sensor para medir o nível de oxigenação no sangue. Aqui, o programa ajuda a definir a prioridade de atendimento. As salas também têm identificação por cores. Uma equipe de 10 técnicos em enfermagem, 4 enfermeiro e um coordenador foram treinados para o procedimento.

A maioria dos atendimentos do pronto socorro é de demanda espontânea. Ou seja, o paciente já procura o atendimento diretamente no local sem antes passar pelo médico em posto de saúde. Agora com o protocolo em funcionamento, este tipo de demanda deve cair.

O pronto socorro de Guaxupé também atende paciente de outras nove cidades da região através do Sus fácil. Esse pacientes também serão identificados pelo protocolo de Manchester.

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