Santas casas pedem reajuste dos valores repassados pelo SUS

Santa Casa de Guaxupé é uma das que participa do movimento (foto: Reprodução / TV Sul)
Santa Casa de Guaxupé é uma das que participa do movimento (foto: Reprodução / TV Sul)
Na semana passada começou movimento nacional em todas as Santas Casas pedindo o reajuste dos valores repassados pelo Sistema Único de Saúde. Mais de dois mil hospitais reduziram a atendimento e alguns ameaçam para as atividades e deram prazo de 60 dias para que SUS aumente o valor pago pelos procedimentos. Veja na reportagem como está a situação da santa casa de Guaxupé

Na santa casa de misericórdia os atendimentos pelo SUS continuam normalmente. Pelo menos por enquanto. Segundo o gerente administrativo, não está afastada a hipótese de diminuição da realização dos procedimentos eletivos, aqueles que não são de urgência.

A Santa Casa de Guaxupé é hospital referência na microrregião e e atende uma população de quase 155 mil habitantes. Por mês o hospital tem limite para 289 internações pelo SUS, mas este número quase sempre é ultrapassado e fica para a instituição o prejuízo.

Desde 2008 a tabela do SUS não é atualizada e os custos dos procedimentos não seguiram a estabilidade do repasse. Todos os meses a santa casa de Guaxupé fecha as contas no vermelho e mais de 40% deste valor são de repasse não realizados pelo SUS.

Para se ter uma idéia o SUS paga 6 reais e 88 centavos por um exame de raio x. O mesmo procedimento R$20,96 centavos para as operadoras de planos de saúde. O déficit total das santas casas de todo o país é de 5 bilhões de reais.

Segundo o ministério da Saúde, 50% dos atendimentos realizados pelo SUS são feitos pelas Santas Casas e Hospitais filantrópicos. Em 2012 o ministério afirma ter reajustado 150 procedimentos relacionados a acidentes de trânsito o que permitiu um acréscimo de 44 bilhões de reais nos repasses feitos aos hospitais filantrópicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *