Programa “Bolsa Reciclagem”, começa a beneficiar catadores da Associação Vida Nova

foto: Reprodução / TV Sul
foto: Reprodução / TV Sul
A partir deste mês os catadores de recicláveis que fazem parte da associação vida nova, em Guaxupé, devem começar a receber a chamada “bolsa reciclagem”. é um programa criado pelo governo de minas, através da lei número 19.823, de 2011, que garante remuneração às organizações de catadores.

Dona Maria Izabel é agente ambiental há 10 anos. Na associação de catadores de Guaxupé ela está há 4 anos. a atividade, que envolve a separação de materiais recicláveis, por mês não chega a garantir nem mesmo um salário mínimo.

Mas, agora, Maria Izabel está mais otimista. A partir deste mês, ela é um dos agentes ambientais que receberão a bolsa reciclagem.

De acordo com a presidente da associação de catadores, o valor da bolsa é proporcional à quantidade de material recolhido, separado e comercializado.

Dona Maria de Lourdes tem um caderno onde anota dados referentes aos materiais coletados. é através de recibos e notas fiscais emitidos pelos compradores de papel, plástico, vidro e metal, que ela comprova a venda e comprova ter direito à bolsa reciclagem.

De acordo com o secretário municipal de desenvolvimento econômico e meio ambiente, a bolsa reciclagem só é concedida aos catadores filiados a alguma entidade.

a bolsa reciclagem a ser paga já neste mês é referente aos meses de março, abril e maio. o incentivo aos catadores é concedido a cada três meses.

O trabalho dos catadores, além de ser importante para o meio ambiente, tem importância também para a economia. Só em minas gerais, no segundo semestre do ano passado, o volume de materiais recicláveis comercializados chegou a 14 toneladas e meia. De julho a dezembro de 2012, a atividade movimentou, no estado, 5,1 milhões de reais.

A bolsa reciclagem deixa os agentes ambientais mais otimistas. Mas muita coisa precisa ser melhorada. por enquanto, a associação conta com transporte apenas um dia da semana.

Com poucos cadastrados, a associação consegue volumes menores de materiais e, assim, não vende diretamente para as empresas de recicláveis. E os ditos “atravessadores” pagam pouco pelos materiais.

A longo prazo, a associação será parceira da prefeitura no projeto que pretende instalar um aterro sanitário legal no município.

A associação vida nova funciona, atualmente, na rua Raposo Tavares, número 556, no bairro recreio dos bandeirantes, em Guaxupé. O telefone para contato é o 8429-5309.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *