Microempresas são a maioria dos empreendimentos em Guaxupé

foto: Reprodução / TV Sul
foto: Reprodução / TV Sul
As microempresas são maioria no Brasil. As empresas que tem faturamento bruto de até 360 mil reais por ano representam 20% do produto interno bruto brasileiro. E em Guaxupé o cenário não é diferente.

De brigadeiro em brigadeiro, bolinho em bolinho, o negócio foi crescendo e virou uma empresa. Essa é a história desta microempresária. Há um ano Liliam faz doces, mas a vontade de sair da informalidade foi maior que os entraves da burocracia.

O negócio tem dado certo e o desejo agora é um só.

Ser dono do seu próprio negócio tem se tornado comum entre os brasileiros. As microempresas representam 99% no número empresas em funcionamento no país, quase seis milhões de cnpjs. Apesar de representarem apenas 20% do produto interno bruto, elas são responsáveis por 60% dos empregos.

Em Guaxupé o cenário não é diferente. Desde a implantação do programa Minas Fácil em 2011. De lá pra cá foram abertas 244 empresas através do sistema. Segundo o secretário de desenvolvimento e meio ambiente do município, o prazo de abertura de empresa não poluente é de até sete dias.

Das duas mil, setecentas e 60 empresas da cidade, 2.601 são tem faturamento bruto anual de até 360 mil reais, sendo a maioria delas no setor comercial. 120 são pequenas empresas com faturamento entre 360 mil e 3,6 milhões de reais. 33 são médias e seis são grandes empresas com mais de cem funcionários.

Quem quiser abrir um negócio deve procurar o Minas Fácil, que funciona na Prefeitura municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *