Faltam cinco dias para o fim do prazo de entrega do imposto de renda

Apesar do prazo curto é preciso cautela na hora de fazer a declaração para não cair na malha fina. (foto: Reprodução / TV Sul)
Apesar do prazo curto é preciso cautela na hora de fazer a declaração para não cair na malha fina.
(foto: Reprodução / TV Sul)
Falta cinco dias para o fim do prazo de entrega do imposto de renda. Até as 23 horas e 59 minutos do próximo dia 30 de abril, a receita federal espera receber 26 milhões de declarações, contra mais de 25 milhões em 2012. Mas até o último levantamento da receita, 14 milhões de contribuintes acertaram as contas com leão.

O prazo está acabando. Até o dia 30 de abril 26 milhões de contribuintes devem fazer a declaração do imposto de renda referente ao ano de 2012. Mas muita gente deixa para a última hora e pode correr o risco de cair na malha fina.

A malha fina ou a malha fiscal é o termo usado quando uma declaração cai no processo de revisão das informações fornecidas pelos contribuintes. Quem cai nessa malha tem as declarações dos últimos cinco anos e dos próximos cinco anos analisadas minuciosamente pela receita.

Por isso todo o cuidado é pouco. São contribuintes aqueles que ganham mais de R$24.556,65. Quem faz a declaração sozinho ou com o contador tem que ter uma série de documentos. A começar pelo imposto de renda entregue em 2012. Informe de rendimentos recebidos da fonte pagadora, no caso de assalariados, Livro caixa, no caso dos autônomos, informe de rendimentos do INSS ou de previdência privada. Nome e CNPJ de beneficiários pessoas jurídicas, como hospitais. Nome e CPF de beneficiários de despesas com saúde. Recibos de alugueis pagos ou recebidos em 2012. Informe de rendimentos financeiros fornecidos pelos bancos. Nome e CPF de beneficiários de doações e heranças. Recibos de pagamento com despesas escolares. Documentos sobre rescisões trabalhistas. Dados de empregados domésticos, caso tenha. Nome e CPF de beneficiários em caso de pagamento de pensão alimentícia. Nome e CPF dos dependentes com mais de 18 anos. Escrituras e contratos de compra e venda de imóveis em 2012. Documento de compra e venda de veículos em 2012.

A multa para quem não entregar a declaração na data é de 165 reais ou mais.

Amadeu dá outra dica para quem deixa a entrega da declaração para última hora.

E hoje dia 25 de abril é o dia do contador. Parabéns a estes profissionais que estão com bastante trabalho por esses dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *