Cursos do Senar são alternativa para qualificar os trabalhadores da zona rural

Capacitação rural. A qualificação dos profissionais pode aumentar a produtividade na  zona rural. (foto: Reprodução / TV Sul)
Capacitação rural. A qualificação dos profissionais pode aumentar a produtividade na zona rural.
(foto: Reprodução / TV Sul)
No mês de maio começa a colheita do café na maioria das propriedades. Para que tudo ocorra bem durante a safra é preciso conhecimento. A qualificação rural pode ser o fator determinante para o sucesso na hora da colheita.

Há dez anos Fátima produz café no município de Guaranésia. Desde que começou a administrar a fazenda decidiu qualificar os funcionários através de cursos do Senar, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Carlos Henrique é o administrador da fazenda. Em 18 anos já fez 18 cursos do senar.

A esposa de Carlos também fez curso pelo Senar de terreiro. Ela, que está acostumada com os trabalhos domésticos, vai para o trabalho na roça durante a safra.

O senar Minas é instituição do sistema S, que oferece cursos gratuitos para os trabalhadores da zona rural. Cursos de maquinário, agrotóxicos e primeiros socorros são exemplos das aulas ministradas. Para ter acesso ao serviço, o proprietário deve solicitar com o sindicato, de graça.

Os cursos do senar são oferecidos através do sindicato Rural e também pela Cooxupé. Este ano a cooperativa renovou o convênio que já dura quatro anos.

O convênio é no valor de 60 mil reais. No escritório do senar em passos, que atende a região, 80% dos cursos são voltados à cafeicultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *