Caminhada penitencial ao Morro Agudo

Hoje é Sexta-feira da Paixão… Para os católicos, um dia de lembrar a crucificação de Jesus Cristo. É comum nesta data os fiéis fazerem algum tipo de penitência. Em Guaxupé, a tradição mantida há mais de 20 anos é a caminhada penitencial ao Morro Agudo.

Muitos cristãos acordaram cedo nesta Sexta-feira Santa para manifestar sua fé
Dentro da Catedral de Nossa Senhora das Dores, muitos católicos passaram à noite em vigíli, do lado de fora, a partir das 5 e meia da manhã começou a concentração para a caminhada penitencial, e pouco antes do nascer do sol, os cristãos saíram em caminhada em direção ao Morro Agudo.

O senhor Luiz Marchiotti participa da caminhada há exatos 21 anos. Toda Sexta-feira santa faz o trajeto em oração.

Conforme os fiéis vão caminhando pelas ruas da cidade, o dia vai clareando, pelo caminho, mais pessoas esperam para se juntar ao grupo É o casso de Maria Silva, que tem motivo especial para participar da penitência.

Com uma hora de caminhada, os fiéis saem da cidade e passam pela rodovia.A cruz sempre vai à frente da multidão, quando chegam às estradas de terra da zona rural, Guaxupé fica para trás e com fé, aos poucos o destino final vai ficando mais perto.

Depois de quase duas horas de caminhada, os fiéis aproximam-se do morro agudo e começa a subida, para muitos, essa é a parte mais difícil do trajeto, mas, até chegar ao topo do morro agudo, são feitas diversas paradas, para descansar e orar.

Hoje, à uma hora da tarde, tem Sermão das Sete Palavras, na Catedral de Guaxupé. Logo mais, às 3 da tarde, tem celebração da Paixão e Morte de Cristo. E, finalmente, às 7 e meia da noite, haverá a descida de Cristo da Cruz e, em seguida, Procissão do Senhor Morto.

Confira um álbum com fotos da procissão na página da TV Sul no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *