Brasil terá colheita recorde de grãos na safra 2012/2013

foto: Reprodução / TV Sul
foto: Reprodução / TV Sul
A companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, divulgou no início deste mês a estimativa para a safra de grãos em 2012/2013. A produção deve bater recorde em relação às safras anteriores.

184,3 milhões. Este é o total de toneladas de grãos colhidos em todo o país durante da safra 2012/2013. O volume é 10,9% maior que a safra anterior.

No estado de minas gerais, o destaque é para o Girassol, que teve aumento de mais de 100% na safra. Seguido pelo trigo com aumento de 21,3% a produção, a soja com 7,4% de aumento. O amendoim com pouco mais de 2% de crescimento e o sorgo com 1,6%.

Os números animadores se devem à safra da soja e do milho. A área plantada cresceu 4,6% em comparação à safra anterior. Na região do sul de minas onde a tradição é o café, a área de plantio de grãos é de 180 hectares.

Em Guaxupé, o feijão terminou de ser colhido na última semana. Segundo este produtor, a agricultura de precisão ajudou a aumentar a produtividade. Com a rotatividade de culturas, o solo sofre menos e necessita de menos adubos, Em poucos dias, a área colhida deve receber o plantio da soja.

Mas apesar do bom desempenho, maioria dos cultivos teve queda na produção em Minas Gerais. O pior dado ficou com a mamona com queda de mais de 38%, depois o algodão com quase 36% de queda, seguido pelo arroz com mais de 30% de queda, o feijão com quase 16% de baixa e o milho com safra 5% menor.

Em são Pedro da União a colheita do grão deve acontecer em 40 dias. No caso do feijão, a produtividade na região foi de 20 sacas por hectare. Enquanto o ideal são 40 sacas. Para o produtor, as causas para isso estão no clima.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *