Construção de monjolo artesanal

Os monjolos, engenhos que utilizam a força da água para socar grãos, caíram em desuso depois da mecanização da lavoura. Em Guaxupé uma fazenda constrói uma dessas máquinas rudimentares para resgatar esta tradição.

20 thoughts on “Construção de monjolo artesanal

  • 8 de Agosto de 2012 at 18:18
    Permalink

    so quero mesmo agradecer por me fazer rever algo artesanal antigo onde nasci em minas gerais que é o monjolo que tambem chamavamos de gangorra muito lindo este video Deus os abençoe, e peço que tem sitios e fazendas os tenham pelo menos em memorial e uma arte linda. Dirceu

    Reply
  • 20 de Setembro de 2012 at 0:15
    Permalink

    Sou mineiro e apesar de lidar com computadores, também sei fabricar monjolos. No entanto, fica cada dia mais difícil encontrar lugar ou pessoas que tenham a paciência de usar esses engenhos ou moinhos primitivos. Outra tradição quase perdida são os moinhos de fubá, estes eu apenas consertava, pois é uma “tecnologia” bem mais avançada e quase ninguém fabrica mais, principalmente porque é difícil encontrar água suficiente para movê-los. Com a redução dos mananciais, muitos moinhos foram abandonados.

    Reply
    • 2 de Agosto de 2013 at 0:54
      Permalink

      Prezado Ademar, moro no interior do Mato Grosso e gostaria, juntamente com um amigo, de montar um monjolo, até possuímos a madeira e local adequado para a instalação do mesmo; e também disposição para o trabalho, só nos falta mesmo um pouco de orientação para fazer um monjolo caprichado. Espero contar com sua ajuda, contate-me: ulissismar@gmail.com. Grato.

      Reply
    • 2 de Junho de 2016 at 21:37
      Permalink

      Vc sabe a medida ideal de um monjolo. To precisando motar um no meu sitio. Obrigado Isac

      Reply
  • 27 de Janeiro de 2013 at 15:52
    Permalink

    Cresci vendo esse artesão trabalhar, pude contemplar a construção de duas dessa maquina rudimentar. Era criança e não tinha noção da história que aquela arte contava. Aquilo para mim era muito natural. No final do processo de limpeza de cada produto arroz, café ou canjica, toda vez que a tarefa de recolhimento do mesmo sobrava para mim, em dias muito quentes, eu não resistia, parava a engenhoca e aproveitava para tomar banho na bica dàgua volumosa,cristalina e gelada que brotava da terra num raio de 3 km mais ou menos e caia sem parar…
    Toda vez que nos mudava – mos, isso aconteceu por duas vezes que eu me lembro, aquela maquina rudimentar se perdia… no tempo …e pelo desdeixo dos proprietários das terras, pois a tecnologia chegava com força total e o munjolo era uma peça pesada de mais para levar com a gente.
    Esse artesão era meu avô e que eu chamava de Pai, que veio nessa terra, contou sua historia, nos ensinou valores, e até nos seus ultimos dias fez a vida valer a pena.

    OBRIGADA … PAI..

    Reply
    • 24 de Fevereiro de 2013 at 9:36
      Permalink

      Belo tributo ao “PAI”, Denise. Parabéns!

      Reply
  • 2 de Agosto de 2013 at 0:50
    Permalink

    Gostaria de saber se alguém tem as medidas das madeiras utilizadas, um amigo tem um sítio e pretende montar um monjolo ali, temos a madeira só não temos as medidas quem puder ajudar envie-me e-mail para ulissismar@gmail.com. Grato.

    Reply
  • 11 de Setembro de 2013 at 20:13
    Permalink

    gostaria de saber o endereço para adquirir um monjolo desse?
    Faz muito tempo que estou a procura
    obrigda

    Reply
    • 13 de Setembro de 2016 at 10:52
      Permalink

      bom dia,estou querendo construir um monjolo de madeira para minha chacára ,sou que não estou encontrando em nem um site que tenha as medidas,sera que vcs teria as medidas pra mre mandar desde já obrigado

      Reply
      • 14 de Setembro de 2016 at 12:47
        Permalink

        Olá, Carlos Henrique, essa reportagem tem mais seis anos, por isso não sabemos informar o contato do senhor que constrói o Monjolo, ficamos te devendo essa!

        Reply
  • 30 de Agosto de 2014 at 20:52
    Permalink

    Lindo,lindo… isso é só pra gente de bom gosto, apreciar essas relíquias que nos faz lembrar da pureza do sertão. Gostaria tanto de conseguir um monjolo para colocar no meu sitio como algo de muita estima.
    Obrigada.

    Reply
  • 9 de Setembro de 2014 at 10:22
    Permalink

    MUITO LINDO… GOSTARIA DE ENCONTRAR ALGUÉM QUE FIZESSE UM MONJOLO AQUI NO RS..
    TENHO ATÉ UMA FONTE COM MONJOLINHO E ESTOU FAZENDO UM MINI AÇUDE COM BOMBA PARA ACIONAR OUTRO MONJOLO E UMA RODA DAGUA… UM RELÍQUIA QUE ENOBRECE NOSSO PASSADO…
    PARABÉNS AO CONSTRUTOR….

    Reply
  • 19 de Setembro de 2014 at 16:38
    Permalink

    Fui criado em Minas consumindo produtos que eram beneficiados por monjolo e moinho de pedra.

    Reply
  • 12 de Novembro de 2014 at 18:23
    Permalink

    muito bonito e caprichado.
    so falto vc bolar uma bombinha com sistema de pistao pra ele se tornar auto suficiente e funcionar sozinho, ou seja, vc da umas voltas com a mao e depois ele trabalha infinitamente sem parar

    Reply
  • 1 de Janeiro de 2015 at 1:07
    Permalink

    Gostaria de saber se vc faz em tamanho menor…..estou procurando e nao encontro em minha cidade….estou no seu aguardo. Obrigada

    Reply
  • 5 de Fevereiro de 2015 at 2:21
    Permalink

    Caro senhores.
    Gentileza informar o preço de um monjolo.
    Grato,
    Josué borges

    Reply
    • 5 de Fevereiro de 2015 at 10:01
      Permalink

      Prezado Josué, infelizmente e TV não tem como informar preços e os contatos, essa reportagem é bem antiga-tem mais quatro anos-, apesar de ser uma das mais vistas e comentadas em nosso site.

      ATT,
      Produção Jornal Tv Sul

      Reply
  • 7 de Dezembro de 2015 at 10:07
    Permalink

    Esse é bem fácil de fazer e não precisa de ser igual ao do vídeo.
    Basta colocar um caibro apoiado em duas estacas, de um lado coloca-se o soquete e do outro um reservatório comprido que pode inclusive ser feito de bambu.
    A única coisa que é mais complicada de fazer é o pilão.
    Fiz um assim pra fazer milho de canjica e descascar café. 😉

    Reply
  • 16 de Março de 2016 at 14:42
    Permalink

    Esta máquina pode ser rudimentar, mas funciona é o principio da alavanca de Arquimedes e ação e reação de Newton utilizado em todo tipo de máquina mecânica.
    o Monjolo não é só útil para socar grãos, também pode ser utilizado para bombear água, com custo muito baixo e sem poluição, ecologicamente correto,
    Espetacular saber que ainda temos pessoas que constroem estas verdadeiras relíquias.

    Reply
  • 2 de Maio de 2017 at 21:02
    Permalink

    Gostaria de saber qual madeira se utiliza pra fazer um monjolo? E qual a medidas? 66-99684-9192

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *